ARTICULAÇÃO

As consoantes devem ser pronunciadas com energia, por isto os exercícios deverão ser feitos sobre todas as consoantes e todas as vogais.
Um leve trêmulo que existe em certas vozes, quase sempre é devido a uma expiração mal controlada que causa uma certa pressão sobre as cordas vocais. É um defeito que necessita paciência para ser corrigido.
Eliminando o excesso de ar, as obtém muito bom resultado. O trabalho deverá ser feito sempre em completo relaxamento. Também ajuda muito a colocar dois dedos sobre os lábios levianamente.
A verdadeira força, no canto, se consegue sempre na base de flexibilidade. Por isso o trabalho de relaxamento é tão importante embora ingrato a princípio. O trabalho a "meia-voz", com os órgãos vocais relaxados com a respiração firme, consegue desenvolver, sem esforço nem contração, uma maior amplitude.
DICÇÃO - INTERPRETAÇÃO

Não se pode esquecer que o ouvinte quer entender o que diz o cantor, não bastando uma linda voz, cantando como se fosse um instrumento.
"A", É", "U"- Não podem ser cantadas como na fala. Elas necessitam serem arredondadas. Elas devem ser emitidas no funda da garganta, e o maxilar inferior deve descer para ovalar a boca.
"E", "I" - A boca fica sorridente e a ponta da língua se prende aos dentes inferiores. Conforme o som se torna mais agudo, elas necessitam de um ovalamento da boca.
"O", "U"- Os maxilares se afastam ao mesmo tempo que os lábios se projetam para frente, Conforme os sons se tornem mais agudos, os maxilares se afastam e a boca se ovala. Nos agudos, o "U" deve ser cantado como "O".
Nas partes muito agudas, é quase impossível cantar outra vogal que não seja o "A", por isso, deve-se pensar na vogal que se vai cantar e emiti-la como para um "A". O som sofrerá um mínimo de deformação dessa maneira.
As consoantes devem sempre ser duplicadas sem medo do exagero, nos exercícios.
Não estamos mais no tempo em que acrobacias vocais satisfaziam o público. A interpretação tem um papel primordial no canto. Ela é a meta de todo o trabalho vocal.
Só depois de ter conseguido o controle da respiração, a impostação da voz, a articulação e a dicção perfeitas, o cantor poderá interpretar com liberdade sem se preocupar com a técnica.